Coqueluche

O que é a coqueluche?

A coqueluche é uma doença infecto-contagiosa que ataca o aparelho respiratório. É uma doença bacteriana causada pela bactéria Bordetella Pertussis.
A doença inicia-se com leves sintomas que surgem de 7 a 14 dias após o contágio. Estes sintomas podem confundir-se com uma gripe.



Principais sintomas:

Febre baixa ; Mal-estar e Tosse seca. Com o passar do tempo a tosse vai ficando mais intensa e repetitiva seguida de período de calma. Quando a tosse está muito intensa o doente chega a sentir falta de ar, ficando com o rosto vermelho e até mesmo azulado. A tosse é seguida por um som de guincho específico e náuseas (vómitos). Isto dura cerca de duas semanas até ir diminuindo gradualmente. A doença é transmitida por contacto directo com secreção do indivíduo infectado, como gotas de saliva lançadas ao ar ou por objectos contaminados.


´

E nas crianças?

É uma doença que tem risco para crianças abaixo de 6 meses de vida pois podem apresentar complicações tais como: convulsões, alterações neurológicas, desidratação, entre outras.

Quanto tempo (mais ou menos) dura?

A doença dura aproximadamente 30 dias.
A prevenção contra a coqueluche é através da vacina Tríplce que deverá ser administrada em crianças de dois meses até quatro anos e onze meses.



Mariana :)

3 comentários:

olgacacao disse...

a coqueluche geralmente é designada de outra forma! Alguem sabe o nome?

CN9 disse...

O outro nome para coqueluche é tosse convulsa, o termo mais ouvido :)
assinado: Mariana

Unknown disse...

Tosse comprida! É o nome pelo qual a coqueluche é popularmente conhecida

Enviar um comentário