Sistema Respiratório


Respiração:

Normalmente, respiramos 20 vezes por minuto-mais, se estivermos a fazer exercício físico. Respiramos por dia cerca de 23000 vezes!!!

Inspiração:

Inspiramos cerca de meio litro de ar em cada respiração. Se respirarmos fundo podemos inspirar cerca de 3 litros numa golfada.

Ar húmido:

Já tivemos oportunidade de reparar que quando respiramos em frente a uma janela ou um espelho estes ficam molhados, isto acontece porque o ar que respiramos é ligeiramente húmido.

Sem fôlego:

Respirar fundo fornece mais oxigénio ao corpo para que este possa trabalhar mais. Ficamos sem fôlego e ofegantes se os pulmões não fornecerem oxigénio com a rapidez necessária.


Espirrar:

Os espirros são uma forma rápida de nos vermos livres de partículas indesejadas que tenham acidentalmente entrado no nariz. Podem viajar tão rápido como um carro! Fechamos os olhos quando espirramos para evitar que os globos oculares sejam projectados do rosto com a força do espirro.

Soluços:

Ás vezes, o diafragma comprime-se, empurrando o ar para os pulmões. Isto faz com que as cordas vocais se fechem com um estalido. Os soluços ocorrem sem motivo aparente.

Glup! :

O muco viscoso (ranho) do nariz e vias respiratórias apanha o pó e o lixo do ar que respiramos. Todos os dias engolimos cerca de 1 copo dessa substância.

Bibliografia: "Primeira Enciclopédia do Corpo Humano"

Marta Torres

0 comentários:

Enviar um comentário