Alzheimer


O Alzheimer é a forma mais comum de demência senil. Está normalmente associado com uma perda lenta e progressiva das células nervosas e dos contactos das células nervosas. O início da doença é insidioso e os primeiros sintomas que se manifestam são os problemas de memória e de orientação.

Á medida que a doença progride, as faculdades mentais dos que padecem desta doença deterioram e, após alguns anos, os pacientes necessitam de ajuda para realizar as tarefas quotidianas, deixando mesmo de poder viver sozinhos. Um aspecto particularmente perturbador desta etapa da doença para a família e amigos, é o facto de frequentemente o paciente não reconhecer familiares/amigos próximos e mesmo o cônjuge. Os pacientes com Alzheimer também perdem a sua personalidade gradualmente.

Não se conhece a causa do Alzheimer, embora os pacientes com esta doença demonstrem alterações microscópicas típicas: Depósitos extracelulares de proteínas, chamadas placas amilóides, e agregações de proteínas fibrosas intracelulares, chamadas laminárias neurofibrilares. É quase impossível curar o Alzheimer porque as células nervosas mortas não podem regenerar.


A sua cura:

Alguns especialista estão a testar uma nova droga que poderá ter a capacidade de reverter todos os sintomas da doença de Alzheimer em apenas alguns minutos. Cientistas ingleses dizem que é ainda cedo para que se possam tirar grandes conclusões, uma vez que os testes somente foram feitos num reduzido número de portadores da doença, e não podem ainda ser generalizados ou encarados como uma cura de facto eficiente.




Ass: Filipa Carvalho

0 comentários:

Enviar um comentário