Angina de Peito


Como resposta à pergunta que foi lançada decidi falar sobre uma das doenças que afecta o sistema cardíaco: a angina de peito.

A angina de peito é uma dor torácica transitória ou uma sensação de pressão que ocorre quando o miocárdio não recebe oxigénio suficiente.

Esta doença é devida à obstrução ou espasmos (contracções involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração).As doenças nas artérias coronárias, principal causa de angina, são devidas a aterosclerose nas artérias cardíacas (coronárias).

Ataques de angina que pioram ou que ocorrem durante o descanso e que duram mais de 15 minutos podem ser sintomas de angina instável ou mesmo de um infarto do miocárdio (conhecido por ataque cardíaco).

As pessoas que sofrem desta doença queixam-se de desconforto no peito e não de dor, habitualmente descrevem-no como pressão ou aperto, falta de ar, suores, asfixia, má disposição ou exaustão.

A dor de angina pode ser localizada principalmente no centro do peito, costas, pescoço, queixo ou ombros.
A angina é devida ao excesso de stress, esforço físico, uso de tabaco, esta doença é mais frequente quando as temperaturas tendem a descer( mais frias).
As pessoas obesas, fumadores, com colesterol ou tensão arterial alta têm mais probabilidade de ter esta doença.

Uma forma de prevenir esta doença é adquirir um estilo de vida saudável, pois é a melhor forma de manter o coração em bom estado. Pode melhorar a saúde deste através da manutenção de um peso saudável e fazendo exercício físico regular.




Catarina Barata






0 comentários:

Enviar um comentário