Aterosclerose


A aterosclerose é uma doença vascular na qual se verifica espessamento e perda de elasticidade da parede arterial.

É caracterizado pela formação de placas de gordura, formadas especialmente por colesterol, que diminuem o diâmetro e a elasticidade da artéria facilitando o rompimento da própria. A aterosclerose é uma doença que atinge o sistema circulatório trazendo prejuízo principalmente para o coração.


Quando essas placas de gordura se instalam nas artérias que se dirigem ao cérebro, pode ser provocado um acidente vascular cerebral (AVC) e se ocorrer nas artérias que se dirigem ao coração, pode ser provocado um enfarte do miocárdio. A aterosclerose pode-se formar também nas artérias que irrigam os rins e outros órgãos vitais causando ainda mais problemas.

O risco de ocorrer aterosclerose aumenta com a hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo, diabetes ou obesidade, falta de exercício, envelhecimento além do factor da hereditariedade.

Os homens apresentam maior risco que as mulheres.

Em geral, a aterosclerose não causa sintomas até haver um estreitamento significativo da artéria ou até provocar uma obstrução repentina, com consequências mais graves.

O tratamento para aterosclerose consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local. Isso pode ser conseguido através de cirurgia, cateterismo, angioplastia a laser e actividade física. Existem também alguns medicamentos.

A precaução é o melhor remédio, Ter uma alimentação correcta e praticar actividade física regularmente são as principais maneiras de diminuir a formação da aterosclerose.



Daniel Chaves

0 comentários:

Enviar um comentário