Colesterol Elevado

Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% das mortes. O principal culpado é o colesterol, quando se encontra com níveis elevados no sangue. Como tal, é importante agir enquanto ainda é cedo e tomar as medidas apropriadas para se ter uma vida o mais saudável possível.

Tal como mencionado acima, o colesterol elevado é uma das doenças que afecta o sistema cardiovascular, mas do que se trata ao certo?

O que é o colesterol?

O colesterol é indispensável ao organismo, sem ele muitas funções do organismo não se poderiam efectuar. Encontra-se no sangue em todas as membranas do nosso corpo e é produzido principalmente no fígado. Uma outra fonte desta gordura é a alimentar, encontrando-se mais nas carnes vermelhas, manteiga, queijo, entre outros. No entanto, em excesso pode ser fatal. Mais de 50% dos portugueses têm-no elevado!


Como medir o colesterol?

Através de aparelhos portáteis é possível fazer o teste, analisando uma pequena gota de sangue recolhida do dedo. É essencial obter ajuda médica caso se apresente um elevado nível de colesterol.


Como combater/evitar o colesterol elevado?

As principais medidas são as seguintes:

  • Mudança nos hábitos alimentares (dieta com baixo teor de gorduras como as carnes magras, frutas e vegetais frescos, leite e derivados desnatados, …);
  • Não fumar;
  • Praticar regularmente exercício físico.

Pedro Sousa

0 comentários:

Enviar um comentário