Enfisema Pulmonar

A pedido da professora Olga, aqui tento completar a tarefa 2.

O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa caracterizada pela perda de elasticidade do tecido pulmonar, destruição das estruturas que transportam os alvéolos e destruição dos capilares que nutrem os alvéolos. Caracteriza-se pela hipertrofia (aumento dos constituintes das funções celulares) e hiperplasia (aumento do número de células num orgão ou tecido). O enfisema pulmonar faz parte de um grupo de doenças chamado doenças pulmonares obstrutivas crónicas.

Os sintomas e sinais de um doente com enfisema pulmonar podem ser hiperventilação, falta de fôlego, tosse, respiração difícil, produção de muco, falta de ar e peito expandido. Normalmente é causado pela exposição a produtos químicos tóxicos ou a exposição prolongada a fumo de cigarro (tabaco), sendo por isso muito comum em fumadores.

Contudo, o diagnóstico do enfisema pulmonar não pode ser baseado apenas nos sintomas. É preciso um histórico focado na quantidade e duração desses sintomas. Provavelmente, o médico examinará o peito observando os padrões de respiração e o esforço que a pessoa faz para respirar. Também poderão ser executados outros teste com o objectivo de determinar as várias características e capacidades dos pulmões. Estes testes incluem espirrometria, medição do gás no sangue arterial, oximetria de pulso e raio-x.

Felizmente existem várias opções de tratamento. As pessoas que sofrem de enfisema pulmonar devem evitar a exposição ao fumo do tabaco e a outros poluentes do ar. As opções de tratamento do enfisema pulmonar podem ser: remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteróides, terapia com oxigénio, cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão (viável apenas para um pequeno grupo de pacientes devido aos riscos) e programas de exercícios físicos.

Aqui deixo uma pequena animação que explica o que acabei de aprofundar.




Mónica :D

0 comentários:

Enviar um comentário