Hemotórax, Doenças Respiratórias

Hemotórax

Hemotórax é o derrame e presença de sangue na cavidade pleural, isto é, uma membrana dupla, feito um saco, que envolve o pulmão.

É um problema relativamente comum e, na maioria dos casos, está relacionado a traumas torácicos. A identificação e a intervenção terapêutica precoces são essenciais para evitar o desenvolvimento de complicações fatais.

Causas:

A causa mais comum do hemotórax é uma lesão no peito. Dentre outras causas podem estar o cancro, uma anomalia no mecanismo de coagulação do sangue, uma cirurgia torácica ou um enfarto pulmonar (morte do tecido).

Quando ocorre uma lesão no peito, uma costela pode perfurar o tecido do pulmão ou alguma artéria, provocando um acúmulo de sangue no espaço pleural.

Sintomas:

  • Dor no peito
  • Dificuldade respiratória
  • Ausência temporária da respiração
  • Frequência cardíaca acelerada
  • Ansiedade
  • Inquietação

Sinais e exames:

Um exame físico pode revelar uma diminuição ou ausência de pulmonares no lado comprometido.

Os sinais do hemotórax podem ser mostrados pelos seguintes exames:

  • Raio-X do tórax
  • Análise do líquido pleural

Tratamento:

O objectivo do tratamento é estabilizar a situação da pessoa acometida pelo problema, interrompendo o sangramento e removendo o sangue acumulado no espaço pleural.

Pode ser inserida uma sonda através da parede torácica com a finalidade de drenar o sangue, e esse tubo pode ser deixado no local por vários dias. A causa do hemotórax deve ser tratada. A cirurgia é recomendada frequentemente, devido à natureza da lesão provocada pelo trauma.


Prevenção:

Devem ser adoptadas medidas de segurança como, por exemplo, o uso de cintos de segurança, para prevenir uma lesão. A prevenção do hemotórax pode não ser possível, dependendo de sua causa.

Ass:Castro


2 comentários:

Anónimo disse...

No meu exame apareceu:nódulo cálcico de aspecto residual no terço superior do hemotórax direito

Anónimo disse...

No meu exame apareceu: nódulo cálcico de aspecto residual no terço superior do hemotórax direito. O que é?

Enviar um comentário