O frio e os problemas de coração



De acordo com uma notícia publicada recentemente no jornal online Ciência Hoje a exposição ao frio traz consequências negativas ao ser humano, nomeadamente no que se refere a problemas respiratórios e de coração e circulação.

Andar ao frio pode aumentar o risco de enfarte do miocárdio e também provocar vasoconstrição dos vasos sanguíneo das extremidades do corpo, como as mãos, o que por sua vez origina frieiras ou até mesmo esclerodermia.

"Contudo, no caso das frieiras, onde a circulação fica totalmente bloqueada, os tecidos podem ficar irreparavelmente danificados, mas as situações são raras e geralmente, os mais atingidos são os alpinistas e os esquiadores, que podem ficar bloqueados na neve durante longos períodos."
Soluções?

"Contrariamente àquilo que se pensa, beber álcool para aquecer não é uma boa opção. As bebidas alcoólicas diminuem a vigilância e impedem que o organismo se aperceba do frio e consequentemente de se defender contra este. Em casa, as baixas temperaturas também podem ter efeitos indirectos. Quando estamos gelados, menos queremos arejar a casa e mais germes se acumulam no interior. O excesso de calor dos aquecedores pode secar as mucosas respiratórias e aumentar as infecções.

Para maximizar a protecção, o ideal é usar agasalhos – um calçado espesso, meias quentes, luvas, cachecol e gorros ou chapéus para cobrir as orelhas e a cabeça – e evitar a dispersão térmica."

adaptado de Ciência Hoje

Olga Cação

0 comentários:

Enviar um comentário