Tuberculose

Em todo o Mundo, morrem mais pessoas de Tuberculose do que de qualquer outra doença infecciosa durável. A doença mata, aproximadamente, dois milhões de pessoas por ano, 98% das quais em países em desenvolvimento.

Um terço da população mundial encontra-se infectado pelo bacilo da tuberculose (bacilo de Koch). Felizmente, as oportunidades de cura atingem os 95%!


Aprofundando a doença…

A Tuberculose é uma infecção causada pela bactéria "Mycobacterium tuberculosis" que se instala geralmente nos pulmões. Os alvéolos pulmonares inflamam-se e sofrem uma morte celular. Essa região é circundada por um tecido fibroso que limita e isola o foco infeccioso. De um modo geral, as lesões de uma primeira infecção tuberculosa regridem espontaneamente.



Quais são os sintomas?

Os sintomas da tuberculose pulmonar são, principalmente, febre elevada, existência e persistência de suores nocturnos, fraqueza e perda de apetite e peso, lenta e progressiva.



Qual a prevenção a ter em conta?

O tratamento é feito à base de antibióticos. A prevenção consiste em evitar o convívio com pessoas doentes e só consumir leite pasteurizado ou adequadamente fervido, pois a bactéria pode estar presente no leite.

Pedro Sousa

0 comentários:

Enviar um comentário