Não deixes de tomar o pequeno-almoço...


O pequeno-almoço é uma refeição importante, pois quebra o longo jejum nocturno, ajudando-nos a acordar e a começar o dia; impede que sintamos fome mais tarde e ajuda a que estejamos mais atentos na escola ou no trabalho.



Quando se come antes de sair de casa é menos provável que se engula à pressa qualquer coisa pouco saudável, a caminho da escola ou do emprego.


As crianças que não tomam pequeno-almoço ingerem até menos 40% de vitamina C e cálcio e menos 10% de ferro.

A consequência imediata de não se tomar o pequeno-almoço é a hipoglicemia, cujos sintomas são:


  • cansaço

  • perda de força

  • visão turva

  • alteração de humor

  • confusão mental

  • cefaleias

  • irritabilidade

  • tremores.

O pequeno-almoço é realmente importante para o bem-estar e saúde do índividuo.



Para realizares esta tarefa deves:

1º - Partilha connosco o teu pequeno almoço habitual.

2 º - Calcula o seu valor calórico (utiliza a ferramenta criada pelo INSA para pesquisar cada um dos alimentos - podes encontrá-la aqui).

3º - Reflecte sobre esse valor, partilhando connosco as tuas principais conclusões relativamente aos teus comportamentos e hábitos.

4 comentários:

Ferreira disse...

Não consegui perceber muito bem o site para calcular mas o meu pequeno almoço e muito variado.

Eu custumo comer (quando como) leite, 1 taça de leite com "papa do moinho" papa pensal de chocolate. As vezes não como pois não tempo/passiença para preparar a refeição. (Pois 40 seg a olhar para o microondas a aquecer o leite e depois meter a passa pensal da muito trabalho.) Mas se comer 100g de cada um dos ingredientes (o leite e a papa) recebo 422kcal ou então 1785Kj que e a unidade do SI para meder a energia (axo eu).

Ass: Simão Ferreira

Mónica disse...

O pequeno-almoço é provavelmente a refeição que mais gosto. O meu menú ao pequeno-almoço depende, um pouco, do dia da semana. Nos dias de escola (em que tenho pouco tempo para tomar o pequeno-almoço) costumo beber um copo de leite meio gordo (47 kcal)e comer um pão de forma com fiambre (77 kcal). Ao fim-de-semana costumo comer uma taça de leite meio gordo (47 kcal) com cereais integrais (264 kcal por 100g). A meio da manhã costumo comer três bolachas de fruta (cada uma com 45 kcal).

TOTAL
Dias de semana: 47+77+135=259 kcal
Fim de semana: 264+47=311 kcal

Não sei se o que costumo comer ao pequeno-almoço é suficiente ou exagerado, mas sei que me satisfaz e que me tira a fome. Apesar de tudo, como sou uma atleta muito activa, ponho em causa a possibilidade de ingerir poucas kcal/kJ ao pequeno-almoço.


Mónica :D

Daniel C. disse...

O meu pequeno-almoço não é,normalmente, muito variado, mas isto também depende do tempo. Se o tempo é pouco, normalmente bebo uma caneca de leite e como uma fatia de pão com manteiga. Foi um pouco difícil calcular o valor calórico, uma vez que não como 100 gramas de manteiga, mas no total deu 331 kcal.
Se o tempo não é um problema, como uma taça de cereais com leite, que me dá, no total, 394 kcal.

Devido à falta de tempo, não dava muita atenção ao pequeno-almoço, podendo até nem comer nada. Claro que, até ao almoço, me sentia sempre com falta de energia. Mas o pequeno-almoço que tomo agora parece ser o suficiente para me sentir bem.
Daniel C

olgacacao disse...

De facto o pequeno-almoço é uma refeição essencial para começar bem o dia! A "chave" da nossa energia matinal!

É interessante perceber que o leite é sempre um elemento comum :)

Enviar um comentário